Histórico da Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense



   

Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense

A Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense (AERVC), foi criada em 1964, por iniciativa da classe, visando à promoção da cultura ferroviária através de eventos técnicos e educativos, atreladas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da engenharia.

Podem-se destacar ações como: exposições, excursões, debates técnicos, visitas às indústrias do Ceará, entre outros realizados com estudantes universitários, pesquisadores e demais interessados na temática ferroviária.

Em 1982, durante a implantação do Museu do Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará pelo Ministério dos Transportes, os associados da AERVC foram convocados para contribuir com a implantação deste Museu, entre eles José Hamilton Pereira, Assis Lima e Descartes Gadelha, que pintou diversos quadros (óleo sobre tela) para compor a exposição.

Quando da desativação do Museu do Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará em 2000, a Associação assume o acervo. Com esse acervo realiza diversas ações culturais, como exposições, publicações de livros e documentários.

Em 2004 a AERVC e seus associados reinstalam o Museu Ferroviário do Ceará no Centro de Controle Operacional (CCO) da antiga RFFSA, anexo à Estação Central João Felipe, no Centro de Fortaleza, que por falta de recurso foi desativado em 2007.

Em 2015 uma nova tentativa de reativação do Museu neste mesmo prédio, por parte da AERVC em parceria com o Metrofor, porém como anteriormente, esbarrou-se na burocracia e na falta de verba.

Desde então a Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearenses, expõe seu acervo na sua sede, o Chalé (Casa do Engenheiro construtor da Ferrovia), situado também no conjunto da Estação Professor João Felipe.

O Museu traz uma proposta interativa, voltada principalmente ao público jovem, estudante de baixa renda e transeuntes do Centro da cidade, além de realizar um trabalho de preservação da memória com os ex-ferroviários, seus familiares e moradores do Oitão Preto e do entorno da Estação João Felipe.

Produção do blog:


Comentários

  1. Tenho interesse em fazer contato com o Senhor José Hamilton Pereira pois estou trabalhando na confecção de um livro sobre as ferrovias do Ceará.
    Caso alguém leia esse meu comentário e se por acaso o conhece, favor passar meu contato para que eu possa acessá-lo.
    Meu nome é Emanuel Mirtil, filho de ferroviário e interessado na história d nossa querida RVC.
    email: emano.mirtil@gmail.com
    celular: (69) 98112-8279

    Obs.: Sou cearense de Fortaleza mas atualmente resido em Porto Velho - Rondônia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Museu Ferroviário do Ceará (AERVC - APREMFECE)

Projeto Folhetim Memórias Ferroviárias

PROJETO MANUTENÇÃO DO MUSEU FERROVIÁRIO DO CEARÁ - LAB SECULT